quinta-feira, dezembro 13, 2012

SEXO-Dúvidas sobre anticoncepcional


Para as gatas que não desejam engravidar, é necessário o uso de algum método contraceptivo.Um dos mais utilizados e a pílula anticoncepcional, que para as que usam, deve ser enjerida todos os dias no mesmo horário religiosamente. Mas sempre fica uma dúvida. Desde a escolha correta até aquele dia em que você se esquece de tomar o santo remédio, entre outras.

É também muito importante lembrar que a pílula anticoncepcional, tem como objetivo evitar a gravidez indesejada e não contra doenças sexualmente transmissíveis. Antes de fazer o uso desse medicamento é sempre bom procurar a ajuda de um genecologista.


1 - Por que é importante tomar as pílulas sempre no mesmo horário? As pílulas anticoncepcionais devem ser tomadas no mesmo horário pois o tempo de ação de cada pílula é de aproximadamente 24 horas. Tomar em horários irregulares não necessariamente tira o seu efeito, mas pode levar a um fenômeno comum conhecido como spotting ou sangramento de escape, e até mesmo irregularidades menstruais.  É sempre bom lembrar que existem diversas fórmulas de anticoncepcionais, por isso consulte sempre o seu ginecologista.


2- Esqueci de tomar, e agora? 
O ideal seria que nenhuma pílula fosse esquecida, mas caso ocorra este imprevisto, a paciente deve, na grande maioria dos anticoncepcionais, desprezar a pílula esquecida e seguir tomando a mesma cartela. Se isso se repetir por dois dias consecutivos seria melhor parar de tomar e esperar o próxima menstruação para reiniciar o uso de forma adequada. Esquecer de tomar pílulas oferece maior risco de engravidar. 


3- Existe algum risco em tomar a pílula do dia seguinte com o anticoncepcional?
Devemos lembrar que a contracepção de emergência ou também conhecida como a pílula do dia seguinte NÃO é considerado método contraceptivo, seus riscos de engravidar são inaceitáveis como método seguro, por isso só deve ser usado em casos específicos. Tomar a pílula do dia seguinte junto com anticoncepcional tem como principal risco a irregularidade menstrual devido basicamente ao excesso de hormônio.


4- Além de ser um método contraceptivo, a pílula pode ser usada com outras finalidades? Quais?
As pílulas podem ser usadas para regularizar os ciclos menstruais, tratamento para alguns tipos de cistos ovarianos e pode evitar características secundárias a alterações hormonais como acnes e hirsutismo, por exemplo.



5- Atualmente existem outros tipos de anticoncepcional, como aqueles que vem em dose única, que são dados em injeções... Qual é o mais indicado pra mim?
Atualmente existem inúmeros tipos de anticoncepcionais em relação a via de administração que pode ser intra-muscular, oral, transdérmico, intra-uterino, subcutâneo e vaginal. E esses podem apresentar diferentes hormônios e posologias. Concluindo, para cada mulher há um método especifico e isso às vezes não é tão simples de acertar, muitas vezes por tentativas, erros e acertos, fazendo que muitas pacientes às vezes desistam de um método seguro e confiável.


6- Existem medicamentos que podem interferir no funcionamento do anticoncepcional? Quais?
Há alguns remédios que podem interferir com a ação dos anticoncepcionais como anticonvulsivantes, alguns antibióticos, laxantes entre outros. Sempre fique atenta com as bulas, pois há informações sobre interações medicamentosas e seus efeitos. Há também situações clinicas que podem interferir com a absorção e consequentemente a ação dos anticoncepcionais, como vômitos e diarréias graves. 



Gostou? então #curte.
Um beijinho e até mais =D.
Aninha Luz



0 comentários:

Blogueiras

Blogueiras

Precisa de ajuda?

Carregando...

Seguidores

Translate

Mais vistos

Total de visitação